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  1. #1
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    Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.

    Olá pessoal,

    Terminei de montar a minha 50cc 4T, na parte de iluminação usei um farol de bicicleta, troquei a lampada de 16V / 8W por uma 12V/10W (moto) e fixei no quadro uma bateria de 12V /2,5A para alimentar o farol e mais uma sinaleira de moto com lampada de 12V/5W que adaptei no para-lama traseiro.
    001.jpg002.JPG020.jpg024.jpg010.JPG

    O problema era que a bateria aguentava apenas 2 horas, dai tinha que recarregar , apesar do meu carregador fornecer 2,5A e carregar a bateria em 1 hora, era um pé no saco....heheheh, então fui procurar na internet por algum artigo sobre como usar o dínamo para carregar uma bateria de 12V e ao mesmo tempo usar o kit farol e sinaleira com lampadas de 12V em uma motorizada, é claro que, sem queimar as lampadas ( hehehe) .


    Originalmente o kit ( farol,dínamo,sinaleira) para bicicletas, vem com lampada de 16V no farol, que suportam velocidades de 30-35km/h sem queimar, como as motorizadas atingem velocidades bem acima destas, as lampadas queimam facilmente.
    Como encontrei apenas idéias e nada concreto, resolvi juntar tudo que encontrei e partir para a pratica.
    continua.......
    Última edição por tioruja; 08-04-13 às 01:53.
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  2. #2
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    Olá Tioruja

    Este é um dilema que a maior parte dos proprietários de bicicleta motorizada tem... No começo queimei um bom par de lâmpadas até entender que o problema estava na velocidade. Um dia o amigo Budget postou um tópico explicando o passo a passo de um farol que fez com uma lanterna de cabeça de Led. Copiei a idéia e o negócio está funcionando a contento até hoje. Como tenho dois dínamos na oficina quem sabe parto para sua solução... No aguardo me despeço... Forte abraço
    Carlos Mayer - EX Administrador
    Fórum Bicicleta Motorizada

  3. #3
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    Desculpe o meu pitaco, já postei um sistema para Dinamo e ou magneto do motor, que funciona.

    Vejam isto neste site.http://www.newtoncbraga.com.br/index...99-min049.html

    uso na minha e até carrego a bateria do celular.

    o custo ficou em R$ 12,00 (foto do material)



    Sidney
    Última edição por Sidney; 09-04-13 às 10:12.

  4. #4
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    Olá Carlos,

    Meu projeto é para faróis de 12V , mas poderá ser modificado para faróis de LED´s de 4,5V e 6V apenas trocando o CI regulador, vai dar para usar com o farol de LED do amigo Budget 100 , mais para adiante vou postar as modificações necessárias.


    Olá Sidney,

    Na verdade, meu projeto foi baseado no seu ( muito agradecido) ,eu só adaptei ele as minhas necessidades, de usar bateria e lampadas de moto.
    Inclusive há um erro na figura da montagem em ponte , se observar o diagrama de circuito verá que o capacitor grande esta ligado depois do diodo (que é o correto) e na figura de montagem em ponte o capacitor esta ligado antes do diodo (errado), desta forma o capacitor esta sem função, que é filtrar a tensão pulsada que sai do diodo e entra no regulador ( CI 7806).
    Desculpas , mas reeditei o desenho com a correção em vermelho.


    Não sei se vc montou pelo diagrama de circuito ou pela figura de montagem em ponte, talvez o modo errado funcione, mas não 100%.


    Forte abraço.
    Última edição por tioruja; 10-04-13 às 10:14.
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  5. #5
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    Continuando com o relato das minhas experiencias:

    primeiro passo foi montar o circuito retificador, que consta de um diodo (1N4004 ou 1N4007) e um capacitor (4700uF/35V) ligado na saida do dínamo (farol) .
    retificador1.jpg

    ligando um multímetro na saida do retificador, e acelerando a motorizada no cavalete, consegui o seguinte:

    10 km/h --> multímetro --> 10 Volts
    15 km/h --> multímetro --> 15 Volts
    20 km/h --> multímetro --> 20 Volts
    25 km/h --> multímetro --> 25 Volts
    30 km/h --> multímetro --> 30 Volts
    35 km/h --> multímetro --> 35 Volts
    40 km/h --> multímetro --> 40 Volts
    45 km/h --> multímetro --> 45 Volts
    50 km/h --> multímetro --> 50 Volts

    Conclusão: por coincidencia a tensão foi proporcional a velocidade, mas esta medição foi feita no vazio, isto é, sem carga, com carga as coisas mudam, por exemplo, conectei uma lampada de 12V/10W na saida do retificador e fui acelerando, isto com o multímetro conectado nos terminais da lampada, quando chegou 12V e a lampada estava com intensidade máxima e a velocidade estava em 25 km/h, não continuei para poupar a lampada, mas acredito que aos 35 km/h ela queimaria.
    retificador_bateria.jpg

    Então coloquei a bateria de 12V 2,5A com meia carga na saida do retificador, conectei o multímetro nos terminais da bateria e acelerei novamente até 50 km/h, dos 20 km/h até os 50 km/h, o multímetro mostrou 13,5 V constante, isto porque a bateria só pega o que ela precisa para a carga, dai fica a pergunta, porque 13,5V? è que existe uma perda interna de 1,5V . Então conclui-se que, a tensão minima para carregar uma bateria de 12V é 13,5v, o que chega acima ela despreza até completar a carga ,depois da carga completa se o dínamo estiver gerando 30V ( 30 km/h), estes 30V vão estar nos terminais da bateria, por isto, não podemos ligar o farol na bateria, queimaria a lampada, a solução é usar um componente chamado regulador , aplicando uma tensão variável na sua entrada, sua saida é sempre a mesma, existe para diversas tensões :

    LM 7805 ---- saida= 5V 1A
    LM 7806 ---- saida= 6V 1A
    LM 7812 ---- saida= 12V 1A (este é o que vou usar)

    Aqui esta o circuito final



    Logo postarei as fotos das tentativas de montagem.

    Até...lá.
    Última edição por tioruja; 10-04-13 às 09:54.
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  6. #6
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    Olá pessoal,

    Fotos da primeira montagem:

    primeiro1.jpgprimeiro2.jpgprimeiro3.jpgprimeiro4.jpgprimeiro5.jpg
    Usei um tubo de reparos para câmaras de ar cortado na medida do circuito.
    Coloquei ele preso por presilhas entre os dois tubos paralelos curvos que reforçam o quadro, e próximo à bateria.


    Comecei fazendo o teste de carga da bateria, primeiro descarreguei totalmente a bateria deixando farol e a sinaleira ligados até apagarem, isto levou 2 horas, que é explicado pela formula:

    A(corrente)=potencia(watts)/tensão (volts)

    potencia= 10W(farol)+5W(sinaleira)---> 15W
    tensão = 12V (bateria)

    A(corrente) = 15W/12V
    A(corrente) = 1,25 ah , isto significa que farol e a sinaleira ligados juntos consomem 1,25 amper/hora.

    Como a bateria carregada fornece 2,5ah, dai é só dividir pelo consumo de 1,25 ah, então temos 2,5/1,25= 2 horas.

    Dai, com a bateria zerada, desliguei o interruptor(farol,sinaleira) deixando só o dínamo na bateria, liguei a motorizada no cavalete e deixei por 15 minutos a uma velocidade de 30km/h. Desliguei o motor e liguei o interruptor do farol, e já tinha uma boa iluminação, claro que para uma iluminação 100% teria que deixar 2 horas e meia carregando, porque o dínamo fornece apenas 0,5 ah. Para uma carga total da bateria seriam necessárias 4 horas andando com a motorizada e com o farol apagado.

    Resultado, a bateria esta sendo carregada pelo dínamo, isto é ótimo...

    Agora a parte ruim, durante o tempo que o farol ficou ligado para descarregar a bateria, o tubo onde esta o circuito deformou, devido ao calor gerado pelo regulador (LM7812), como o regulador esta trabalhando no regime máximo de potencia (1,25 A), precisaria de um bom dissipador de calor, que pode ser feito em chapa de aluminio dobrada em forma de 'U', o LM7812 tem uma parte metálica com um furo, para ser parafusado no dissipador.

    Para farol de LEDs que consome apenas 1W 0,08A , não necessita ter dissipador, dai esta montagem serve. mas no meu caso usando lampadas de 10W+5W fui obrigado a fazer outra montagem usando dissipador.

    Logo colocarei fotos da montagem com dissipador de calor.

    Até....
    Última edição por tioruja; 12-04-13 às 02:02.
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  7. #7
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    Ae Tioruja

    Quando montei foi pelo Diagrama. não tinha reparado que a figura estava errada.

    já retifiquei aqui a figura.

    Sidney

  8. #8
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    Continuando,

    Aqui esta a montagem com dissipador de calor, no regulador LM 7812.

    O circuito é o mesmo da montagem anterior.
    ligações_componentes.jpgDissipador.jpgcircuito_pronto_no_dissipador.jpgoutra_visão1.jpgvisão2.jpg

    Para o dissipador cortei um pedaço de trilho para porta de correr, o alumínio é bem grosso e dissipa melhor o calor, além de ter um formato ideal para a montagem.

    O regulador foi arrebitado no furo do dissipador , pode ser parafusado, precisa ficar bem apertado para dissipar melhor o calor.

    Também fiz um furo maior para ser fixado no parafuso da abraçadeira que prende o tanque de gasolina no quadro.

    Como o regulador ficou bem firme, levantei os terminais dele e fiz a solda do diodo e do capacitor direto nos terminais.

    O capacitor tem que ser fixado no dissipador, de alguma forma, eu esqueci de fixar no meu, e os terminais quebraram com a vibração do motor , dai fiz dois furos no dissipador e passei uma presilha em torno do capacitor.
    Última edição por tioruja; 13-04-13 às 21:52.
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  9. #9
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    O dissipador fixado no parafuso do Tanque.

    Regulador 12v X 1A dissipador 01.jpg
    Agora a ligação dos fios , é obrigatório o uso de um fusível para evitar danos a bateria e aos componentes no caso de um curto circuito. .

    O fusível de ser de 2A.003.jpg004.jpg

    E dever ser conectado no fio positivo da bateria, fixei ele no quadro com duas presilhas.

    002.jpg


    Como ficou depois de tudo ligado.

    001.jpg
    Última edição por tioruja; 30-04-13 às 02:08.
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  10. #10
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    Olá pessoal,

    Voltei para relatar que o sistema de farol com lampada de 10W e sinaleira com lampada de 5W não aprovou , devido ao uso da motorizada mais a noite, o dínamo não deu conta de manter a bateria com carga.

    Como as lampadas consomem (1,25 Amperes) e o dínamo gera apenas (0,6 Amperes à 35-40km/h) então 1,25-0,6= 0,65 , 0,65 Amperes eram sugados da bateria, como a bateria fornece 2,5A, em 3horas e meia ela zerava. Dai como eu usava meia hora por noite, durou uma semana a garga.

    Para que a bateria mantivesse a carga eu teria que andar 1 hora todos os dias durante o dia com as lampadas desligadas, ou andar 4horas e meia no domingo , dai teria uma carga completa, para gastar na próxima semana.

    Para mim ficou enviável fazer este procedimento.

    O ideal seria um sistema de iluminação que consumisse a mesma amperagem que o dínamo gera, (0,6Ah), dai a bateria ficaria sempre carregada.

    A solução foi montar o farol de Led's do amigo Budget 100, ele consome em torno de (0,14Ah) e manter minha sinaleira com lampada de 5W 0,4Ah dando um total de 0,5Ah . com sobra de 0,1Ah.

    Mas temos um problema, o farol de Led's necessita só 4,5V e a bateria fornece 12V, temos que nos livrar de 7,5V , que vai ser através de um resistor ligado em série entre a bateria e o farol, para calcular o valor deste resistor usamos a "lei de Ohm".

    R=E/I

    Onde:

    R= resistor
    I= corrente no farol
    E= tensão que queremos nos livrar

    R=7,5/0,14 R=53,5 Ohms

    então o resistor seria de 53,5 Ohms, como não existe este valor exato, temos que comprar o mais próximo, eu usei um de "56 Ohms 1Watt" e esta funcionando bem.
    farol2.jpg
    depois vou postar o circuito , já esta tarde , e o sono pegou.....
    Última edição por tioruja; 30-04-13 às 21:47.
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  11. #11
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    Dinamo_bateria_farol LED.jpg
    Este circuito estou usando na minha 4T.

    Estou até andando com o farol ligado durante o dia, mas com o dínamo acionado, e a bateria esta se mantendo com carga máxima.


    Este circuito pode ser adaptado para outras tensões, apenas trocando o resistor, por exemplo:

    Se usar uma lanterna de 4 pilhas (6V) para montar o farol, tem que fazer o seguinte cálculo:

    12V - 6V = 6V, esta vai ser a queda de tensão que precisamos ter.

    Considerando que as lanternas com 7-10 Leds devem consumir normalmente em torno de 140mA (0,14A) , aplicando a lei de Ohm, temos:

    Resistor = 6V/0,14 = 42,8 Ohms, valor mais próximo comercial é 43 Ohms, dai é só trocar no circuito e ligar o farol de Leds de 6V.


    Estou satisfeito , agora minha iluminação ficou auto suficiente.

    Só usando para ter certeza se a bateria vai aguentar com carga máxima.

    Estou até instalando uma buzina de moto.
    Última edição por tioruja; 01-05-13 às 00:17.
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  12. #12
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    Amigo você está de parabéns pela montagem de sua bike, gostaria de saber de onde vem tanto conhecimento de elétrica e mecânica, seria por você ser professor de física? ou ser engenheiro? posso copiar seu projeto? preciso muito de iluminação pra andar com a minha bike, voltei uma vez com a lanterna de led piscando por causa de mal contato devido a vibração do motor e acho que de aterramento. A minha bike é um kit de 80cc 2t já amaciado. Vai uma foto dela está agora com guidom de de xt 225 e retrovisor de tornado. Faltando o sistema de iluminação e um cavalete central pra aguentar o peso extra do motor e do bauleto.SAM_0151.jpg
    Última edição por Cristiano Oliveira; 18-05-13 às 00:13.

  13. #13
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    Olá Cristiano, valeu pelo elogio.

    Não sou nem professor de física, nem engenheiro, sou apenas autodidata ( herança de meu falecido Pai ) , em cada projeto que me envolvo acabo me especializando na área, e ao longo dos meus 60 anos, adquiri muitos conhecimentos técnicos relativos à varias áreas.

    Pode copiar à vontade , não se acanhe, eu postei este passo à passo, justamente para ser copiado ou modificado de acordo com as necessidades de cada um.

    Legal sou motorizada , esta bem utilitária, e para aguentar ela só um cavalete , e bem reforçado hehehehe...

    Se precisar de alguma coisa , estamos ai.....

    Forte abraço.
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  14. #14
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    Olá pessoal,

    Aqui vai um vídeo da minha motorizada, iluminada com sistema descrito.



    Abraços
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  15. #15
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    Eu resolví simplismente, adaptando uma lanterna recarregável de litium. Essa lanterna é aquelas que a gente coloca na cabeça uma uma goma. Esta lanterna gente tem treze Leds, e dura bastante viu. Pra recarrega-la nem precisa tirar a lanterna da bicicleta. Simplismente acoplar um cabo que já vem com a lanterna na tomada de 127Volts. Fica leve , nao pesa na bicicleta, não precisa de dínamo que pesa a roda, não faz barulho de dínamo na roda. E investimento em torno de 15 reais.DSC_0000035.jpgDSC_0000036.jpgDSC_0000037.jpg Só alegria. Vejam na foto.

  16. #16
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    Ola tioruja, vi o seu esquema com o farol que budget inventou , e pretendo fazer um igual porem tenho algumas duvidas, o Sr. se importaria se eu lhe enviasse os componentes que pretendo montar no meu sistema de iluminação , bem como suas voltagens e amperagens discriminadas , o Sr. poderia alterar o diagrama conforme minhas peças e me dizer como proceder pra não dar errado!!! lhe enviarei por pm o material assim que me responder se concorda ...

  17. #17
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    Olá Julio,

    Pode enviar , será um prazer ajudar o amigo.

    Abração.
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  18. #18
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    tioruja
    vc já usou lampadas led automotivas ?

    s_MLB_v_O_f_4456902866_062013.jpg

  19. #19
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    Carlos, nem conhecia este tipo, parece interessante.
    Vou dar uma pesquisada para ver o consumo e potencia e ver se da para usar no sistema.

    Valeu pela dica.....

    forte abraço.
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  20. #20
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    Ola Tioruja,estou com um dinamo 12 v na minha motorizada e queria colocar uma bateria e carregala com o dinamo,trabalho com mecanica e um pouco de eletrica de carros.Gostaria de saber se eu colocar um diodo de alternador na saida do dinamo e jogar na bateria ,o dinamo carregara a bateria com a corrente alternada?,esses diodos que voce usa e para transformar a energia em continua.No meu ninamo eu consigo andando ele marca 17,80 v no multimetro,so que essa energia varia,fui no carregador de bateria da oficina e medi quanto o carregador usa para carregar as baterias de carro e moto e vi um resultado de 17,50v so que o carregador e corrente contínua.gostaria que voce me desse uma orientaçao pois so entendo de carros e sei que pela sua ideia tu e um mestre em eletrica.Ficarei muito grato de uma resposta.

  21. #21
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    Olá Rafael,

    O diodo serve para transformar de alternada para contínua pulsada, para conseguir contínua filtrada é necessário um capacitor ligado à terra na saída do diodo, quanto maior o valor do capacitor menos oscilações vai ter. (Eu usei um capacitor de 4700uF 36V)

    A tensão fornecida pelo dínamo varia com a velocidade da motorizada, a bateria precisa no mínimo de 13,5V para o processo de carga. Mesmo que o dínamo forneça 17,8V ou mais, a tensão nos terminais da bateria fica entre 13,5V. Na verdade a bateria usa só a tensão necessária para processar a reação química interna, o excesso é dissipado em calor no diodo e na bobina do dínamo. Por isto que os carregadores fornecem tensões sempre acima de 13,5V.

    Como a maioria dos dínamos para bicicletas fornece no máximo 0,6A, Qualquer diodo retificador de 1A ou mais podem ser usados.

    Acho que um diodo de alternador deva funcionar . Mas não esqueça do capacitor...

    Qualquer dúvida é só dar um alô....

    Forte abraço.
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  22. #22
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    nossa obrigado mesmo pela dica voce e um mestre em eletrica mesmo.

 

 

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