Bem-vindo ao Fórum das Bicicletas Motorizadas.
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 40
    Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6

Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina

Os motores de 2 tempos não possuem cárter e por este motivo são abastecidos com gasolina misturada a óleo 2 tempos que faz o papel de lubrificante para as peças móveis do motor. Logo se colocarmos um motor 2 tempos para funcionar abastecido exclusivamente com gasolina em poucos minutos ele travará por falta de lubrificação.

Infelizmente tenho percebido que muitos dos proprietários de bicicletas motorizadas com kits de 2 tempos (50 e 80cc) estão tendo contato com motores 2 tempos pela primeira vez e o pior a grande maioria sequer leu o manual de Montagem, Operação e Manutenção de seus kits antes de colocá-los em funcionamento.

Um erro comum é abastecer com óleo 2 tempos demais ou óleo 2 tempos de menos...

É ruim para o motor nos dois casos pois óleo 2T em demasia tende a enxarcar a vela o que dificultará a partida do motor, a detonação, aumentará o consumo e criará mais resíduos (carbonização) no pistão e no escape.

Já óleo 2T em quantidade menor do que a indicada pelo fabricante do motor fará com que o motor trabalhe com lubrificação deficiente causando maior atrito e desgaste das peças internas, maior temperatura de funcionamento e risco de travamento.

O correto é:

Motores novos - Misturar 63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum. Esta medida deve ser usada por 500Km que é o período de amaciamento dos motores de 50cc e de 80cc 2T.

Motores com mais de 500Km - Misturar 43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum.

Então eu posso jogar o óleo 2T dentro do tanque e abastecer?

Não!! O correto é que a mistura de óleo 2T e gasolina seja feita em um vasilhame limpo como uma garrafa Pet ou um galão. Após adicionar a gasolina e o óleo 2T misturar bem antes de abastecer o tanque da sua bicicleta motorizada. Caso você jogue o óleo 2T diretamente no tanque ele pode descer direto para o carburador o que causará entupimentos e dificuldades para colocar o motor em funcionamento.

Posso comprar 10 litros de gasolina e deixar a mistura pronta para utilizar aos poucos?

Não! Em primeiro lugar armazenar gasolina em casa é perigoso e crime previsto na lei. Em segundo lugar a gasolina armazenada indevidamente tende a formar uma espécie de goma e tende a perder octanagem ou seu poder de detonação. Compre sempre a quantidade de gasolina que irá usar, faça a mistura na hora e abasteça imediatamente seu tanque.

Então se a minha motorizada precisar ficar parada por um tempo prolongado a gasolina do tanque estragará?

Sim! Se você pretende por exemplo viajar e sua motorizada ficará por muito tempo parada é necessário tomar algumas providências.

1ª Abasteça o tanque ao máximo (evita a formação de ferrugem e oxidação).

2ª Estacione a sua motorizada onde ela ficará parada, feche a torneira de combustível e abra o parafuso Phillips que fica na cuba do carburador para drenar totalmente o combustível.

3ª Se se ausentar por muito tempo (mais de 30 dias) é recomendável substituir a gasolina do tanque por gasolina fresca ANTES de tentar colocar sua motorizada em funcionamento.

Ahhh mas como é que eu vou medir os 63 ou os 43Ml de óleo 2T para misturar por litro de gasolina?

Simples, compre uma seringa descartável na farmácia ou uma mamadeira graduada. Lembre-se que é essencial utilizar a mistura de gasolina/óleo 2T correta para prolongar a vida útil do seu motor. Nem menos, nem mais...

Posso usar qualquer tipo de óleo 2 tempos? Um amigo me disse que com o de kart ela vai andar mais...

Não, você não pode usar qualquer tipo de óleo 2 tempos. Use especificamente ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR.

Puxa mas existem tantas marcas no posto? Qual é a melhor?

Não cabe a mim apontar a "melhor" ou a "pior" marca. Considere que um óleo 2T para ser comercializado no Brasil deverá receber a aprovação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que certificará se ele está dentro das especificações. Desconfie de marcas desconhecidas ou baratas demais. Use marcas consagradas como Petrobrás, Shell, Castrol e Motul... Custam um pouco mais que a maioria mas valem o que custam em termos de desempenho. Lembre-se de verificar o prazo de validade.

Se ainda estiver com dúvidas sobre a mistura gasolina comum óleo 2 tempos é só perguntar Ok. Forte abraço a todos...

Membro
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Reputação
    3
    Pergunta, Mayer.
    Vejo o pessoal que usa as bikes de minha cidade colocar 1 tampa de coca cola para cada litro de gasolina, nunca medi, seria essa a medida correta?
    e mais nunca reparei no oleo se é mineral ou nao, uso o oleo 2t ipiranga, é o correto?

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Olá Mallagoli

Durante o período de amaciamento devem ser misturados 63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina...

Após o amaciamento devem ser misturados 43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina...

Uma "tampa de Coca Cola" não tem nem 43 e muito menos 63Ml de capacidade... O correto é usar uma seringa para correta dosagem do óleo 2T. Na embalagem o óleo traz a informação se é mineral, semi-sintético ou sintético. Abç
    Carlos Mayer - EX Administrador
    Fórum Bicicleta Motorizada

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Reputação
    0
    uma tampa de coca cola deve ter uns 8ml!

Membro
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Reputação
    3
    medindo por uma seringa igual a que se aplica insulina, deu meia tampa de desodorante.
    a tampa da coca nao tinha utilizado, vi foi a molecada fazendo isso, eu tava usando uma tampa inteira de desodorante. mas vi que era muito, agora acertei na dose.

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Amigo, não se obtém medidas precisas com tampas, mas com medidores graduados como pipetas, seringas etc...

A de extrema importância que seja respeitada a quantidade de óleo 2 tempos tanto durante o amaciamento como após. Devo lembrá-lo que o único óleo lubrificante em motores de 2 tempos é aquele misturado à gasolina... Assim óleo a mais ou a menos sempre serão motivo de preocupação já que no caso de ter misturado óleo a mais você comprometerá o desempenho acelerará o processo de carbonização e a vela ficará enxarcada com mais frequência... Por outro lado se misturar menos óleo 2T do que o recomendado poderá ter danos no cilindro, pistão, anéis de segmento e rolamentos...

Uma seringa descartável custa pouco mais que 3 ou 4 reais em qualquer farmácia e continua sendo (acredite) a forma mais segura de medir o óleo necessário ao abastecimento de nossas e tempos... Abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Reputação
    0
    qual gasolina é melhor por? Aditivada ou Comum
    se eu por aditivada, o que acontecera?

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Os nossos motores (2 tempos) são fabricados para utilização de gasolina comum misturada a óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar como explicado no manual.

Gasolina aditivada é gasolina indicada para motores injetados e não carburados como os nossos. O uso de gasolina aditivada nestes motores pode comprometer a diluição do óleo 2 tempos e consequentemente a lubrificação. Definitivamente seu uso não é recomendado. Abç

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Reputação
    0
    Armazenar em casa 2 garrafas de 3 litros cada com gasolina é crime?

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Sim Diego Rabelo...

Armazenar gasolina em casa é crime ambiental...

Quem armazena combustível em casa (diesel, gasolina, álcool ou querosene) comete o delito previsto no artigo 56 da Lei 9.605/98.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Reputação
    0
    Carlos, lendo sua resposta acima, a um questionamento do Luis Ricardo, me veio uma dúvida quanto a futura utilização destes motores, pois creio que deverá haver uma readequação, talvez na proporção da mistura ou até no tipo de óleo 2t usado atualmente. Você já viu essa notícia? ( http://autoentusiastas.blogspot.com....aditivada.html ). Abraço.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Reputação
    0
    boa noite,nossa estou apavorado com a noticia acima,sera que vamos ter que armazenar gasolina desde agora ou outra mudança radical.aguardando noticias.espero que seja mentira.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Reputação
    0
    Rafael, é uma resolução da ANP - Agência Nacional do Petróleo, ou seja já é lei. De acordo com o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE que estipula especificações técnicas a serem seguidas, ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2014, TODA gasolina será aditivada. Vamos aguardar quais serão as novas instruções para uso desses motores. Acalme-se que certamente solução tem. Abraço.
    Site da ANP com a resolução: http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dl...20-%202009.xml

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    OLá,

O comentário do amigo Jeambro é absolutamente correto. Com certeza a esta altura os fabricantes de óleo 2T estão se mexendo de forma a reformular seus produtos para que funcionem em conformidade com o novo combustível. Isso também é de responsabilidade da ANP. O "problema" que ocorre hoje em relação aos kits de motorização de 2 tempos é que o próprio fabricante recomenda a utilização de gasolina comum, que vem a ser a gasolina isenta de aditivos como as Premium e Aditivadas de forma que esta se misture homogeneamente com os óleos 2T minerais disponíveis no mercado.

Podemos esperar das duas uma... Ou kits com injeção eletrônica ou óleos 2T compatíveis com a nova gasolina... Lembrem-se que nós não somos os únicos usuários de motores de 2T. Eles também estão em karts, motores de popa, jetskis, motos de trilha, trikes, ultra leves, moto serras, roçadeiras, geradores, sopradores e inúmeras outras aplicações envolvendo nomes do porte de Honda, Husqvarna, Toyama, Johnson, Sea Doo etc. É esperar pra ver o que vai acontecer...

Forte abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Reputação
    0
    ola Carlos, ao ler esse topico fiquei com duvida sobre qual medida de oleo usar apos o amaciamento,no manual recomenda usar 50ml/ litro de gasolina comum e aqui recomenda 43ml/litro. o que faço?.E o manual cita sintetico como melhor opçao apos o amaciamento pretendo usar sintetico pois falta pouco para minha bicicleta atingir os 500km recomendado para o amaciamento.o oleo sintetico tem a quantidade/litro diferenciada do mineral?.no mais estou muito contente com a minha bicicleta pois onde vou com ela faço muito sucesso e ja indiquei a loja para muitas pessoas que me perguntam.vlw forte abraço.

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Olá, Romulo

A indicação de 43 Ml era dada pelo fabricante. Depois que avaliamos os kits descobrimos que os 43 Ml indicados por eles não eram suficientes para utilização adequada dos kits com a nossa gasolina (misturada a álcool). Assim passamos a sugerir 50 Ml de óleo 2T após o amaciamento de forma a garantir perfeita lubrificação de todas as partes móveis do motor. Eu nunca utilizei óleo semi sintético ou sintético em minhas motorizadas de 2 tempos uso apenas óleo sintético no cárter de minha 50cc 4 tempos. Se pretende utilizar óleo sintético deverá seguir as indicações da embalagem onde encontrará informações sobre quantidade. Forte abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Reputação
    0
    Olá Mayer, eu queria tirar uma dúvida, comprei um gerador é no manual informa que tenho que usar a mistura 40:1 (quer dizer 25ml de óleo para cada 1 litro de gasolina), mais não informa nada sobre amaciar o motor, eu queria saber de você se seria necessário aumentar a dosagem de óleo nas primeiras horas de uso?. Segue o link da ficha técnica do gerador.

http://www.nordtech-brasil.com.br/te...R%20GT950H.pdf

Caso não consiga abrir o link, favor acessar o site www.nordtech-brasil.com.br e o modelo do gerador é: GERADOR A GASOLINA GT950H 220V

Membro Master
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Reputação
    2
    Carlos,será que o óleo sintetico se mistura bem com a gasolina adtivada?

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Olá, Bruno

Não é recomendável usar gasolina aditivada nos kits Bicimoto só gasolina comum. Além do que não trazem benefício NENHUM...

Forte abraço

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Citação Postado originalmente por Jáderson Oliveira Ver Post
    Olá Mayer, eu queria tirar uma dúvida, comprei um gerador é no manual informa que tenho que usar a mistura 40:1 (quer dizer 25ml de óleo para cada 1 litro de gasolina), mais não informa nada sobre amaciar o motor, eu queria saber de você se seria necessário aumentar a dosagem de óleo nas primeiras horas de uso?. Segue o link da ficha técnica do gerador.

http://www.nordtech-brasil.com.br/te...R%20GT950H.pdf

Caso não consiga abrir o link, favor acessar o site www.nordtech-brasil.com.br e o modelo do gerador é: GERADOR A GASOLINA GT950H 220V
    Olá, Jaderson

Respondi com citação pois postaram outra pergunta antes de eu te responder...

Motores estacionários não necessitam de amaciamento. Tive a mesma dúvida quando comprei meu gerador Toyama (2T) e em e-mail ao fabricante (Curitiba) perguntei sobre a necessidade de amaciá-lo antes de usar e a resposta foi:

"Geradores trabalham com motores estacionários e estes dispensam o processo de amaciamento já que normalmente trabalham com reserva de potência mesmo no limite de sua capacidade de geração de energia. Use apenas o óleo 2T na quantidade recomendada e a cada 100 - 150 horas de uso encaminhe-o a assistência técnica para que seja revisado."

Se permanecer inseguro ou em dúvida faça como eu... Procure o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do fabricante Ok.

Forte abraço e parabéns pela aquisição ainda mais com a chegada do Verão e dos apagões heheheh

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Reputação
    0
    Muito obrigado pela atenção e pela resposta, só mais uma coisa, você sabe informar alguma coisa dos fabricantes de motores 2t sobre a extinção da gasolina comum em 2014, será que os fabricantes já tem alguma solução para os motores novos e também para os motores já fabricados?

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Reputação
    0
    Estava lendo outras perguntas e vi que em algumas respostas você fala de óleo 10W40 entre outras referencias, para esse meu caso (gerador) nunca usado, teria alguma referencia de óleo para ele?

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Olá, Jáderson

O uso de gasolina aditivada em kits 2 tempos não é proibido, apenas não é recomendado pelo fabricante. Entendo que estes mesmos kits são vendidos em mais de 120 países sem qualquer tipo de adaptação e em muitos destes países não mais se encontra "gasolina comum" para abastecer. Nós da Bicimoto já separamos alguns kits que serão montados e colocados para teste funcionando apenas com gasolina aditivada para que possamos nos antecipar as mudanças de 2014. Os resultados serão postados aqui no Fórum em breve.

O óleo que menciono em alguns posts é o óleo do nosso motor 4 tempos e é 10W30 e não 10W40... O 10W30 é o óleo indicado pelo fabricante de nossos kits de 50cc 4 tempos... Já testei em minha motorizada 4T 10W30 mineral, semi sintético e sintético e acabei optando pelo semi sintético pois tem ótima relação custo benefício - R$ 13,00 em média por litro (Havoline semi sintético) ou o suficiente para 4 trocas (250 Ml cada)...

Quanto ao seu gerador ele é um GT 950 H de 2 tempos logo você deve usar óleo 2 tempos no preparo da mistura para abastecê-lo (o 10W30 é para motores de 4 tempos).

Por se tratar de um gerador (motor estacionário) sugiro que utilize um óleo 2 tempos semi sintético de marcas consagradas como Castrol, Petrobrás etc. Lembre-se sempre de fazer a mistura em uma vasilha, misturar o óleo 2T e somente depois de bem misturada abastecer o tanque. Ao desligar o gerador feche a torneira de combustível e deixe que a gasolina do carburador seja consumida (ele desligará sozinho) este procedimento evita entupimentos e facilitará a próxima partida. Caso o gerador fique parado por longos períodos sem uso (tipo 5 ou 6 meses) providencie nova mistura para abastecê-lo antes de colocá-lo em funcionamento já que a mistura "velha" pode comprometer o funcionamento...

Forte abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    May 2013
    Reputação
    0
    o carlos qual o oléo melhor para usar depois do amaciamento o semi sintetico ou o mineral , qual lubrifica melhor ?? qual carboniza menos ? e qual vc usa??

Membro Master
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    6
    Gabriel,

Acredite se quiser eu uso óleo 2T mineral da Motul a mais de 45.000 Km em minha 2T... Tecnicamente óleos 2T semi sintéticos e sintéticos produzem menos fumaça, carbonização e muitos dizem melhor lubrificação... Mas como meu motor sempre funcionou bem com este óleo preferi não trocá-lo. Aqui perto de casa existe um atacadista de óleos e lubrificantes e na época comprei uma caixa com 12 embalagens de 1 litro... É óleo 2T que não acaba mais acredite... Como diz o ditado em time que está ganhando... Não se mexe heheheh...

Vi um exemplo esta semana mesmo na fan page. Um membro terminou o período de amaciamento e saiu do óleo 2T mineral para o semi sintético lavou tanque, limpou carburador, trocou filtro tudo certinho... E nas palavras dele a motorizada perdeu desempenho, ficou mais difícil de ligar... Com dois dias ele voltou ao mineral e disse que não muda mais.

Você pode experimentar tanto o semi sintético quanto o sintético e ver como reage o seu motor... Forte abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Experiências com a mistura de combustível.
    Por feliperl84 no fórum CARBURAÇÃO 2T e 4T
    Respostas: 8
    Último Post: 14-05-14, 23:50
  2. Cuidados
    Por SunFazan no fórum MOTORES 2T
    Respostas: 2
    Último Post: 22-06-13, 12:10
  3. Cuidados na instalação do esticador de corrente
    Por Carlos Mayer no fórum EMBREAGEM E TRANSMISSÃO 2T e 4T
    Respostas: 30
    Último Post: 20-04-13, 01:45
  4. Grande duvida da mistura